sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Puro Sangue Lusitano

Puro Sangue Lusitano é uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de 5.000[1].
Os seus ancestrais são comuns aos da raça Sorraia e Árabe. Essas duas raças formam os denominados cavalos ibéricos, que evoluíram a partir de cavalos primitivos existentes na Península Ibérica dos quais se supõe descenderem directamente o pequeno grupo da raça Sorraia ainda existente. Pensa-se que essa raça primitiva foi cruzada com cavalos "Barbes" oriundos do Norte de África e mais tarde tiveram também influência do Árabe.
O Puro Sangue Lusitano apresenta aptidão natural para alta escola (Haute École) e exercícios de ares altos, uma vez que põe os membros posteriores debaixo da massa com grande facilidade. Assim, o Lusitano revela-se não só no toureio e equitação clássica, mas também nas disciplinas equestres federadas como dressage, obstáculos, atrelagem e, em especial, equitação de trabalho, estando no mesmo patamar que os melhores especialistas da modalidade.
Foram estes cavalos portugueses, os utilizados na produção do filme "O Senhor dos Anéis".
tem uma cauda pequena normalmente e branco castanho.

O cavalo Lusitano,
com todo o seu esplendor

corre ligeiro ao vento, e durante todo o ano,
com todo o seu fervor.

Cavalo Lusitano - Registrado - Singela - Em Até 60 Vezes
Sobre a raça lusitana
De acordo com a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro-Sangue Lusitano (ABPSL), no Brasil existem aproximadamente 12 mil Cavalos Lusitanos registrados. O país é considerado um dos maiores exportadores mundiais do animal, ajudando a raça a conquistar reconhecimento internacional. Em Portugal, berço natural do PSL, também existem animais nascidos no Brasil, mas Estados Unidos e México são os maiores compradores.



2 comentários:

  1. A foto do cavalo preto não é lusitano e sim um Friesian.🙃❤️

    ResponderEliminar
  2. o cavalo da foto parece um frisio. Fico confuso, pq no site(https://sites.google.com/site/oscavaloslusitanosmaisbonitos/cavalos-frisio) tem a expressão de que os frisios, são os "lusitanos mais bonitos), e que "Quando criado em Portugal, o o cavalo Andaluz é hoje denominado Puro Sangue Lusitano", ou seja, entraria na lista de lusitanos os frisios e andaluzes? Ja no site(http://www.araterra.net.br/cruzamento-com-friesians.html) eles mencionam que misturam as raças frisia com lusitano, onde a mistura das raças é denominada de Warlander, com seu próprio registro a nível internacional, ou como Lusofries. Se o frisio já seria um lusitano, como que haveria "mistura de raças"? Lusitano não seria uma raça originária de Portugal? o andaluz não seria espanhol e o lusitano de portugal? É complexo eu acho.

    ResponderEliminar